Infesta ção de ectopa rasita s em galus galus (Linaeus, 1758) das raças Brahma Dark e Brahma Light no Rio Grande do Norte

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabriela Hemylin Ferreira Moura
Mikael Almeida Lima
Ivana Cristina Nunes Gadelha

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar a ocorrência de ectoparasitas em aves da espécie Gallus gallus na região do oeste potiguar no estado do Rio Grande do Norte, tendo em vista a inexistência de relatos nesta região. Durante o processo de inspeção de vinte aves da espécie Gallus gallus das raças Brahma Light e Brahma Dark, machos adultos de uma propriedade da região, no município de Pendências, foram coletados manualmente espécimes de ectoparasitas na região cervical e membros posteriores. Os parasitas foram armazenados em frascos com álcool a 70% que foram enviados ao Laboratório de Parasitologia Animal da Universidade Federal Rural do Semiárido, em Mossoró-RN. Após análises parasitológicas, foram identificados como espécimes de Menoponidae amblycera, segundo as chaves taxonômicas. Dentre a diversidade de ectoparasitos que pode ser encontrada em aves silvestres, destacam-se os piolhos, também conhecidos como malófagos (Insecta: Phthiraptera: Amblycera ou Ischnocera). Malófagos são insetos ápteros achatados dorsoventralmente, ectoparasitos obrigatórios e permanentes, apresentando ampla distribuição mundialmente. Possuem aparelho bucal do tipo mastigador e todos os estados de desenvolvimento do seu ciclo biológico se completam sobre um único hospedeiro. Eectoparasitas desse grupo possuem potencial patogênico, como um fator de diminuição da produção e reprodução das aves. Os malófagos da subordem Amblycera estão distribuídos em sete famílias, quatro parasitando mamíferos e as restantes,aves. Existem relatos da presença desse ectoparasita em aves das Ordens Ciconiiformes, Cuculiforme e Gruiformes. Assim, relata-se a presença de Menoponidae amblycera em aves da espécie Gallus gallus. Não existem relatos da presença desse ectopoarasita em aves dessa espécie naturalmente infectadas em nosso país. Um elevado número de ectoparasitos pode ser encontrado sobre as aves, no entanto, a doença clínica causada por eles não é comum e isto pode explicar a falta de estudos sobre os mesmos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MouraG. H. F.; LimaM. A.; GadelhaI. C. N. Infesta ção de ectopa rasita s em galus galus (Linaeus, 1758) das raças Brahma Dark e Brahma Light no Rio Grande do Norte. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 51-52, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET