Efeitos de um programa de rádio do serviço de defesa sanitária na relação entre o orgão e os munícipes de Presidente Médici, Rondônia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Flavia Nogueira Ward
Clovis Thadeu Rabello Improta
João Paulo Souza Quaresma

Resumo

Freire propõe um processo dialógico entre o educador e seu público, levando à desconstrução e construção de novos saberes. O produtor rural, em um processo decisório, necessita de informações sobre o assunto para sua deliberação. Por definição, Educação Sanitária é um conjunto de métodos e meios educativos que leva à construção, desconstrução e reconstrução de saberes, promovendo mudanças cognitivas, afetivas e psicomotoras em uma população, frente à um problema sanitário ou ambiental, percebido na área de interesse da saúde agropecuária ou ambiental. O rádio pode oferecer subsídios para esse diálogo, essa decisão e esse processo educativo. Com essa fundamentação, a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da IDARON de Presidente Médici – RO, desenvolveu junto à Rádio Comunitária União, um projeto de programa semanal de rádio (Informa IDARON), com duração de trinta minutos, dividido em quatro quadros: i) NOTÍCIAS; ii) ASSUNTO TOP DA SEMANA; iii) IDARON EM SUA CASA e; iv) AGENDA SOCIAL. Comparando-se os dez meses antes e após o lançamento do programa, foram obtidos os seguintes resultados: maior interação ULSAV e a comunidade; maior procura à ULSAV e seus profissionais, por produtores rurais e por consumidores, para esclarecimentos, denúncias e informações; mudança da percepção da sociedade, de órgão punitivo pela visão de um serviço a favor da população; aumento de 110% de notificações de doenças de notificação obrigatória; incremento de 44,4% das denúncias. Diante dos resultados conclui-se que o programa alcançou seu objetivo como canal de comunicação para a promoção da saúde e da vigilância epidemiológica. O programa radiofônico contribui com a eficiência e eficácia da Defesa Sanitária, melhorando a sua imagem, por possibilitar desconstruções e reconstruções de saberes, em diálogo com o produtor, fazendo-o sentir-se como sujeito no processo e nunca como objeto, ou pior, como vítima dele.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
WardF. N.; ImprotaC. T. R.; QuaresmaJ. P. S. Efeitos de um programa de rádio do serviço de defesa sanitária na relação entre o orgão e os munícipes de Presidente Médici, Rondônia. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 50-50, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET