Ecoestação na UFBA: um novo conceito de educação ambiental para as escolas ACC- MEVB 28EVB 28

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Áthila Ribeiro Cazumbá da Silva
Guido Laércio Bragança Castagnino

Resumo

Atualmente, em todo o mundo, é cada vez mais presente a consciência de que os recursos naturais devem ser preservados, utilizando-os de forma sustentável. O curso de Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vem desenvolvendo um projeto, voltado para a educação ambiental de crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, intitulado “Ecoestação na UFBA: um novo conceito de educação ambiental para as escolas”, vinculado à Atividade Curricular em Comunidade (ACC). Utilizando recursos metodológicos como palestras, oficinas e atividades lúdicas como teatro, jogos, pinturas, e brincadeiras, foram abordados os seguintes temas relacionados à Minho cultura (criação de minhocas) e meliponicultura(criação de abelhas sem ferrão): i) biologia, castas e importância das abelhassem ferrão para a polinização do meio ambiente e características desses insetos; ii) técnicas de compostagem e minhocário caseiros (utilizando restos de alimentos para produção de húmus e sua aplicação em hortas manuais produzidas pelos próprios alunos), criação de minhocas e sua importância para o meio ambiente. Essas oficinas foram realizadas nas instalações da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, onde foram instalados um minhocário caseiro e um meliponário. Por não representarem risco de acidentes, as crianças tiveram ainda a possibilidade de manusear as minhocas e abelhas, sendo que as abelhas se encontravam em uma colmeia de vidro, o que despertou bastante curiosidade desses estudantes. Essas atividades foram realizadas por acadêmicos da instituição, matriculados nessa disciplina de extensão, sob supervisão do coordenador, e foram capacitados por meio de aulas teórico-práticas para que estivessem aptos a desenvolver as atividades com os alunos das escolas visitantes. No primeiro semestre de 2013, foram recebidas visitas de crianças de duas escolas: a Escola Adventista, que trouxe 90 alunos na faixa etária de 10 a 12anos e a Escola Bem Me Quer, que trouxe 170 crianças na faixa etária de 8 a14 anos. Esses 270 alunos participaram das atividades do projeto durante o período da tarde, de 13h às 17h. Conforme o planejado, as crianças movidas ela curiosidade não tiveram receio do contato, manuseando os animais sem medo e interessadas em levar exemplares para suas casas, participaram de todas as atividades com entusiasmo e se mostraram interessadas em interagir com esse novo conhecimento, bem como inseri-lo em suas realidades. A expectativa é que esse público possa replicar esses conhecimentos em suas escolas e comunidades, ampliando o número de visitantes do projeto. A proposta inicial do projeto era atender aos alunos de escolas públicas, contudo, apesar dos convites, não houve participação dessas instituições devido à falta de transporte.

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Como Citar
da Silva Áthila R. C.; CastagninoG. L. B. Ecoestação na UFBA: um novo conceito de educação ambiental para as escolas ACC- MEVB 28EVB 28. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 4747, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET