Condições higiênico-sanitárias de exposição de produtos de origem animal em feiras livres no município de Aracaju – Sergipe

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juliano Pereira Santos
Paulo Tojal Dantas Matos
Thais Kitamura Costa
Maria do Nazareth Gomes Aragão
Flávio Moreno Andrade dos Santos
José Cláudio Torres Guimarães

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das condições higiênico-sanitárias atuais da venda de produtos de origem animal nas feiras livres de Aracaju. As inspeções foram realizadas pela Vigilância Sanitária do município, entre os meses de março e agosto de 2013, quando foram inspecionadas as 32 feiras livres existentes na capital sergipana. Foram verificadas as condições de exposição de todos os produtos venda, bem como da localização das feiras, possibilidade de contaminação por agentes externos e procedência dos alimentos comercializados, particularmente aqueles de origem animal, como carnes, peixes, frango e laticínios. Foi constatado que os produtos anteriormente citados são manipulados e acondicionados fora de refrigeração, além de não terem comprovação de origem. As carnes, frangos e laticínios não apresentam embalagens e rotulagens adequadas, e não possuem selo de inspeção do órgão competente. O pescado é comercializado fora de refrigeração e exposto à contaminantes. Verificou-se ainda a presença de vetores (moscas) em contato com os alimentos, além de animais como cães e pombos no ambiente de comercialização. Algumas feiras estão localizadas em áreas impróprias, Próximas a canais que recebem esgoto sanitário e em áreas sem correta drenagem De águas pluviais, além de próximas às avenidas com grande fluxo de. Veículos gerando material particulado, que pode contaminar os alimentos. Expostos. Conclui-se que os produtos de origem animal comercializados Em feiras livres na cidade de Aracaju não apresentam condições sanitárias adequadas, representando um risco à saúde pública.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantosJ. P.; MatosP. T. D.; CostaT. K.; AragãoM. do N. G.; dos SantosF. M. A.; GuimarãesJ. C. T. Condições higiênico-sanitárias de exposição de produtos de origem animal em feiras livres no município de Aracaju – Sergipe. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 46-46, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET