Avaliação do nível de conhecimento sobre a leishmaniose visceral em proprietários de cães da cidade de Cruz das Almas, Bahia, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juliana Albuquerque de Brito
Rafael Anias dos Santos
Beatriz Costa de Mendonça
Raul Rio Ribeiro

Resumo

Considerando-se a falta de informação e de atitudes preventivas como fatores perpetuantes das enfermidades parasitárias, o presente trabalho avaliou-o grau de conhecimento sobre a leishmaniose visceral (LV) e as características socioeconômicas e culturais dos proprietários de cães do município de Cruz das Almas, Bahia. Para tal, 162 proprietários voluntários, residentes em seis regiões pré-definidas, de acordo com aspectos geográficos, responderam ao questionário acerca de aspectos diversos relacionados ao agravo e ao reservatório doméstico. Os resultados demonstraram que apenas 5,5% (9/162) dos 162 entrevistados compreendiam o significado do termo zoonose e que somente 3,7% (6/162) souberam relatar, ao menos, um exemplo de enfermidade zoonótica, o que evidencia a carência de informação referente ao tem a na população local. Embora cerca de 42% (68/162) dos proprietários tenham-se considerado conhecedores da leishmaniose/Calazar, somente 2,9% (2/68) desses foram capazes de informar corretamente a forma de transmissão e a importância do cão no ciclo biológico, revelando fragilidade do conhecimento adquirido. Como esperado, e de maneira geral, a região que apresentou maior índice de conhecimento, bairro Lauro Passos, foi também aquela que registrou o maior nível de escolaridade entre os voluntários, com cerca de 35,7% (5/14) com nível superior completo, o que contrasta com a realidade do município, já que a média de graduados nas demais regiões foi da ordem de 4% (6/148). Diante do registro de baixo grau de informação da população alvo, bem como do caráter incipiente da zoonose no município e de suas precárias condições de saneamento básico, conclui-se que existe a necessidade de realização de atividades de educação em saúde voltadas ao controle da LV, propiciando orientação aos moradores sobre hábitos e manejo ambientais domiciliares/Peri domiciliares favorecedores do ciclo de transmissão da enfermidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de BritoJ. A.; dos SantosR. A.; de MendonçaB. C.; RibeiroR. R. Avaliação do nível de conhecimento sobre a leishmaniose visceral em proprietários de cães da cidade de Cruz das Almas, Bahia, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 45-46, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET