Prevalência da doença Valvar Degenerativa Crônica de Mitral e da bronquite crônica diagnosticadas em avaliação pré-operatória em cães (canis familiaris) atendidos no hospital veterinário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no período de março

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

W.F Santos
C.do V Aben Athar
J. V.R Lopes
I.O.M.G Dos Santos
J.P Paiva

Resumo

O risco cirúrgico possibilita o conhecimento de possíveis enfermidades existentes e assintomáticas o que é imprescindível para estabilizar clinicamente o animal, a fim de prepará-lo para o procedimento cirúrgico. Os cães são acometidos com frequência por enfermidades no sistema cardiovascular e respiratório, podendo não manifestarem sintomas até serem submetidos às intervenções anestésicas. A doença valvar degenerativa crônica de mitral (DVDCM) e a Bronquite crônica (BC) são comuns em cães de meia idade à idosos sendo as raças pequenas e miniaturas as mais acometidas. Este estudo visa apresentar retrospectivamente a prevalência da DVDCM e da BC diagnosticadas durante a avaliação pré operatória em cães atendidos no setor de Cardiologia do Hospital Veterinário da Universidade Fereral Rural do Rio de Janeiro. Método: Foram incluídos no estudo os pacientes submetidos à avaliação de risco cirúrgico, da espécie canina, machos e fêmeas de diferentes raças a cima de 7 anos, totalizando uma população de 169 animais. Todas as doenças encontradas após exame clínico e com auxílio da radiografia torácica, eletrocardiograma e ecocardiograma, foram contabilizadas, analisadas e separadas em grupos de acordo com a forma em que se apresentavam nos pacientes, assim como raças e gênero mais acometidos. Para o tratamento estatístico dos dados obtidos foi utilizado o cálculo da prevalência. Resultados e Discussão: A DVDCM é a alteração de maior ocorrência dentre as cardiopatias pesquisadas nos cães. Este estudo demonstrou que a prevalência da DVDCM foi de 42,6%, sendo que destes, 83,3% apresentaram a doença associada à BC e 16,7% de forma isolada. A BC é considerada uma das doenças mais comuns do trato respiratório inferior de cães. Na atual pesquisa a mesma se mostrou presente em 70,4% dos cães atendidos, sendo que 50,4% apresentaram a BC associada com a DVDCM 49,6% apresentaram a doença de forma isolada. Na BC, na DVDCM assim como no grupo que apresentou associação entre elas (DVDCM+ BC) as fêmeas foram significativamente mais afetadas. A maioria dos cães portadores de DVDCM e BC eram da raça Poodle e sem raça definida. Conclusão: Torna-se importante a realização de exames pré operatórios visto que mais de 70% dos pacientes avaliados nesse estudo eram portadores de doença cardiovascular ou respiratória.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantosW.; Aben AtharC. V.; LopesJ. V.; Dos SantosI.; PaivaJ. Prevalência da doença Valvar Degenerativa Crônica de Mitral e da bronquite crônica diagnosticadas em avaliação pré-operatória em cães (canis familiaris) atendidos no hospital veterinário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no período de março. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 2, p. 87-87, 11.
Seção
RESUMOS CONPAVET