Vigilância da sanidade de animais de interesse econômico do Estado do Rio de Janeiro pelo Laboratório de Biologia Animal da Pesagro-Rio

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

P. C. Romijn
L. M. S. Kimura
J. G. Pinheiro
H. Magalhães
M. W. Santos
M. H. Liberal
R. Moura
C. H. C. Costa
A. S. Lopes
L. S. Carvalho
N. R. A. Bittencourt
L. M. S. Rouge
N. M. Vidal

Resumo

O Centro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal – CEPGM (antigo Laboratório de Biologia Animal) da Pesagro-Rio realiza pesquisa diagnóstica de doenças dos animais e a vigilância de enfermidades que comprometem a Saúde Pública e a sanidade de animais de interesse econômico do Estado do Rio de Janeiro, desde 1978. Visando à ampliação e consolidação da competência nacional em sanidade animal, fortalecendo os mecanismos de integração, e colaborando com as atividades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o CEPGM realiza atividades diagnósticas relevantes bem como a retroalimentação constante das informações e conhecimentos gerados. Para ampliar a competência científica, tecnológica e de gestão, e melhorar a qualidade e inocuidade de produtos de origem animal e de insumos agropecuários, medidas foram tomadas para adequar cada área do CEPGM às normas de qualidade e biossegurança, manter/obter o credenciamento para o diagnóstico de anemia infecciosa equina, brucelose, raiva; enterobactérias, realizar a colimetria e exames histopatológicos dentro das normas atuais. Até o presente, foram atendidas três exigências de credenciamento para diagnóstico, foi montado um ambiente de biossegurança 3 e instalado um programa-piloto de processamento informatizado de dados em análise epizootiológica, que permitiram a prevenção, vigilância e intervenções rápidas de doenças infectocontagiosas de notificação obrigatória e/ou de importância para a saúde pública e sanidade animal. Também será possível a elaboração de mapas epizoóticos das enfermidades sob estudo (raiva, AIE e brucelose) e outras detectadas por exames bacteriológicos, virológicos e histopatológicos. A estrutura montada vem permitindo o desenvolvimento de diagnósticos e pesquisa em sanidade animal, além da formação de recursos humanos, e está portanto contribuindo diretamente para a melhoria da Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro e do País. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RomijnP. C.; KimuraL. M. S.; PinheiroJ. G.; MagalhãesH.; SantosM. W.; LiberalM. H.; MouraR.; CostaC. H. C.; LopesA. S.; CarvalhoL. S.; BittencourtN. R. A.; RougeL. M. S.; VidalN. M. Vigilância da sanidade de animais de interesse econômico do Estado do Rio de Janeiro pelo Laboratório de Biologia Animal da Pesagro-Rio. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 3, p. 74-74, 11.
Seção
RESUMOS ENDESA