Aumento da competência científica e tecnológica no controle da Neospora caninum em bovinos na defesa agropecuária nacional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

G. R. Pereira
R. C. Bohrer
J. E. Nóbrega Júnior
O. A. S. Andrade Neto
M. Rigo
V. B. Rissi
G. Toscan
F. S. F. Vogel
J. F. Oliveira
P. B. D. Gonçalves

Resumo

A neosporose é uma enfermidade parasitária considerada como uma das principais doenças reprodutivas em animais domésticos de produção em todo o mundo. Grande parte das infecções em bovinos é originária da transmissão vertical. Sendo assim, os principais objetivos deste estudo foram: determinar a patogenia da infecção transplacentária em fêmeas bovinas inoculadas com N. caninum; padronizar as técnicas de extração de DNA do N. caninum utilizandose diferentes tecidos obtidos de modelos experimentais; e implementar a técnica de qPCR para diagnóstico de neosporose e determinar a presença de N. caninum nas diferentes áreas do sistema nervoso e nos diferentes órgãos de fetos bovinos. Camundongos foram submetidos à inoculação de N. caninum e sacrificados para coleta de segmentos do sistema nervoso central para padronização das técnicas de detecção por PCR convencional. Para a obtenção do antígeno, taquizoítos da cepa NC-1 do N. caninum foram inoculados em cultivo de células Vero para multiplicação até alcançar um título aproximado de 1 x 107 taquizoíto/ mL. Trinta vacas soronegativas ao protozoário foram alocadas em diferentes grupos: G1 (n = 9) inoculação com N. caninum e após 60 dias foram submetidos ao protocolo de IATF (60d + IATF); G2 (n = 11) inoculação com N. caninum 60 dias após a IATF (IATF + 60d); e G3 (n = 9) soronegativos para N. caninum submetidos a IATF (controle). Os animais foram monitorados por ultrassonografia 35 dias após IATF até a interrupção da gestação por cesárea aos 170 dias para a realização das análises do tecido fetal. As amostras fetais foram submetidas à extração de DNA para avaliação quantitativa da presença do N. caninum por qPCR com a utilização de uma sonda TaqMan desenhada a partir da sequência do gene Nc5 (GenBank: X84238). Como controle, foi utilizada a detecção através de PCR convencional, amostras de taquizoítos cultivados in vitro e IPC para a reação de presença/ausência pela técnica de TaqMan. As taxas de prenhez aos 35 dias dos animais previamente inoculados 60d + IATF (4/9; 44,4%) foram maiores do que no grupo-controle (8/9; 88,8%) (P < 0,05). Aos 60 dias, o grupo 60d + IATF (0/4; 0%) mostrou-se diferente quando comparado aos grupos IATF + 60d (5/7; 71,4%) e controle (6/8; 75,0%) (P < 0,05). Com a TaqMan foi observada a presença do DNA de N. caninum no bulbo olfatório e córtex posterior direito de 3/5 fetos provenientes do grupo inoculado após a IATF. Com esses resultados ficou demonstrado que a técnica de qPCR mostrou-se capaz de detectar o DNA do protozoário no SNC fetal. Conclui-se que houve infecção transplacentária nos animais inoculados após a IATF e que o protozoário N. caninum interferiu negativamente na gestação dos animais inoculados. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PereiraG. R.; BohrerR. C.; Nóbrega JúniorJ. E.; Andrade NetoO. A. S.; RigoM.; RissiV. B.; ToscanG.; VogelF. S. F.; OliveiraJ. F.; GonçalvesP. B. D. Aumento da competência científica e tecnológica no controle da Neospora caninum em bovinos na defesa agropecuária nacional. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 3, p. 63-63, 11.
Seção
RESUMOS ENDESA