Aritenoidectomia subtotal com e sem remoção da mucosa laringeana em eqüinos submetidos à neurotomia do nervo laríngeo recorrente

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

B. B. Dutra Vaz
A Thomassian
J. L. M. Nicoletti
C. A. Hussni
A. L. G. Alves
L. F. Zanella
F. J. Teixeira Neto

Resumo

A pesquisa avaliou os achados macro e microscópicos das laringes submetidas a aritenoidectornia subtotal, com e sem remoção do revestimento mucoso, em cavalos portadores de hemiplegia laríngea induzida experimentalmente por neurotomia. Foram realizados exames clínicos, endoscópicos, macroscópicos e histopatológicos das laringes, que demonstraram que a realização da aritenoidectomia subtotal com remoção em bloco da cartilagem e da mucosa que a reveste, facilita a realização da técnica operatória, e apresenta resultados pós-operatórios semelhantes aos obtidos com a técnica tradicional. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Dutra VazB. B.; ThomassianA.; NicolettiJ. L. M.; HussniC. A.; AlvesA. L. G.; ZanellaL. F.; Teixeira NetoF. J. Aritenoidectomia subtotal com e sem remoção da mucosa laringeana em eqüinos submetidos à neurotomia do nervo laríngeo recorrente. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 3, n. 3, p. 44-56, 1 dez. 2000.
Seção
MEDICINA VETERINÁRIA ESPORTIVA