Efeito da proporção concentrado: volumoso de ração completa peletizada contendo torta de girassol, sobre a digestibilidade ruminal in vitro, em bovinos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mauro Dal Secco de Oliveira
Betina Joyce Lew

Resumo

O objetivo do trabalho foi determinar a digestibilidade ruminal in vitro, obtida no fermentador ruminal DAISY lI, da matéria seca (DIVMS), da proteína bruta (DIVPB), da fibra em detergente neutro (DIVFD ) e da fibra em detergente ácido (DIVFDA) de rações completas peletizadas, contendo a torta de girassol obtida por prensagem a frio. Foram estudados os tratamentos: C80V20;C70V30 e C60V40 = ração completa peletizada constituída de 80:20; 70:30 e 60:40% de concentrado e feno de alfafa. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com 3 tratamentos e 5 repetições. Não houve influência das proporções de concentrado e volumoso na DIVMS,DIVPB e DIVFDA das rações estudadas. Devido à grande quantidade de concentrado na ração do tratamento C80V20, constituído pela torta de girassol como fonte única de proteína, deve-se atentar para a quantidade de extrato etéreo. No entanto, apesar das variações na digestibilidade dos nutrientes estudados, todas as rações podem ser utilizadas na alimentação de bovinos. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraM. D. S. de; LewB. J. Efeito da proporção concentrado: volumoso de ração completa peletizada contendo torta de girassol, sobre a digestibilidade ruminal in vitro, em bovinos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 5, n. 3, p. 278-287, 1 dez. 2002.
Seção
NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL