Levantamento dos exames radiográficos realizados em mamíferos selvagens e exóticos no hospital veterinário Mario Dias Teixeira: 2013 a 2017

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. A. F. Jácamo
T. H. S. Pereira
S. E. R. Matos
A. P. Leão
B. M. Faria
A. L. Silva
R. C. Santos
A. S. S. Ribeiro

Resumo

Os exames de imagem são um recurso essencial para subsidiar os diagnósticos firmados na clínica de animais selvagens e exóticos. Os mamíferos de porte pequeno e intermediário como as ordens Lagomorpha (coelhos), Rodentia (hamster, porquinho-da-índia, chinchila, rato e camundongo), e Carnívora (Furão) são os mais estudados, em virtude de sua popularização como animais de companhia. Das inúmeras afecções que os acometem, as alterações ósseas são as principais, sendo as doenças ósseo- -metabólicas associadas às deficiências nutricionais mais comuns, assim como traumatismos causadores de fraturas. Diante disso, os exames radiográficos são métodos de diagnóstico por imagem de grande relevância para um diagnóstico diferencial. Este trabalho determinou as espécies de mamíferos selvagens e exóticos de maior casuística na rotina de atendimento dentro do contexto amazônico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JácamoA. A. F.; PereiraT. H. S.; MatosS. E. R.; LeãoA. P.; FariaB. M.; SilvaA. L.; SantosR. C.; RibeiroA. S. S. Levantamento dos exames radiográficos realizados em mamíferos selvagens e exóticos no hospital veterinário Mario Dias Teixeira: 2013 a 2017. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 17, n. 1, p. 74-74, 8 maio 2019.
Seção
VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM VETERINÁRIO (SINDIV)