Correlação entre alterações de cromatina espermática de touro identificadas por azul de toluidina e scsa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ludmila Angélica da Fonseca
Lays Oliveira Rocha
Marcelo Emílio Beletti

Resumo

Reprodutores que possuem espermograma normal podem se comportar
como subférteis ou passarem por períodos de subfertilidade. As alterações na descompactação da cromatina dos espermatozoides em bovinos são possíveis explicações encontradas para tais comportamentos. O presente trabalho foi delineado para correlacionar dois métodos para avaliação da descompactação da cromatina: análise computacional de esfregaços de sêmen corados com azul de toluidina e o SCSA (Sperm Chromatin Structure Assay). Quatorze amostras de sêmen de bovinos subférteis foram avaliadas com os dois métodos. Nos esfregaços de sêmen corados com AT foram avaliadas a descompactação e heterogeneidade da cromatina. Com o SCSA avaliou-se a proporção de
cabeças de espermatozoides coradas em vermelho (descompactada) e em verde (compactada). Posteriormente foi realizado o teste de correlação de Pearson entre as características avaliadas. Foi verificada a existência de uma correlação positiva significativa entre o SCSA e a descompactação avaliada por AT (r2=0,31). Já a heterogeneidade da cromatina identificada por AT não apresentou qualquer correlação com as alterações identificadas por SCSA (r2=0,00). Concluiu-se que a descompactação cromatínica identificada pela avaliação computacional de esfregaços de sêmen corados com AT é semelhante à alteração identificada por SCSA, porém não idêntica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da FonsecaL. A.; Oliveira RochaL.; BelettiM. E. Correlação entre alterações de cromatina espermática de touro identificadas por azul de toluidina e scsa. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 57-57, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET