Limiar anaeróbio (V4) e limiar de lactato mínimo (Vlacmin) em equinos de concurso completo de equitação em testes a campo e em esteira de alta velocidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. F. Azevedo
C. A. Oliveira
C. T. Miranda, A.
M. T. Ramos
F. Q. Almeida
M. Viana

Resumo

Em exercícios de baixa intensidade há predomínio do metabolismo aeróbico e as concentrações de lactato se mantêm quase inalteradas. Com o aumento da intensidade a demanda de energia passa a ser provida pelo metabolismo anaeróbico com aumento marcante do lactato caracterizado por uma inflexão repentina da curva para cima. O V4 ou Limiar Anaeróbio é a intensidade de exercício durante um teste de velocidade incremental no qual a concentração de lactato é igual a 4mmol/l. TEGTBUR et al. (1993) propuseram um protocolo para identificação do ponto correspondente à intensidade de exercício onde existe equilíbrio entre a produção e remoção de lactato, sendo esse ponto chamado de Limiar de Lactato Mínimo ou Vlacmin, que constitui em exercício de esforço máximo para indução da hiperlactacidemia, seguido por um teste progressivo. Assim, a carga de trabalho correspondente à menor concentração de lactato durante o teste identifica o limiar de lactato mínimo (MIRANDA, 2010). 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AzevedoJ. F.; OliveiraC. A.; Miranda, A.C. T.; RamosM. T.; AlmeidaF. Q.; VianaM. Limiar anaeróbio (V4) e limiar de lactato mínimo (Vlacmin) em equinos de concurso completo de equitação em testes a campo e em esteira de alta velocidade. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 87-88, 11.
Seção
RESUMOS CABALLIAN