Qualidade de leite bovino produzido em propriedades de agricultura familiar, localizadas no município de Cacoal, estado de Rondônia, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

F. M. Almeida
M. A. A. Belo

Resumo

O presente trabalho investigou a qualidade do leite produzido em bovinoculturas de agricultura familiar localizadas no município de Cacoal, Estado de Rondônia, Brasil. Foram efetuadas três amostragens com coletas de leite cru refrigerado coletado em tanques individuais, em intervalos de uma semana, em 15 propriedades de agricultura familiar que entregam leite em dois laticínios: Italac e Coopercacoal. A análise do leite contemplou a determinação do conteúdo de gordura, proteína, sólidos totais (ST), extrato seco desengordurado (ESD), lactose, contagem de células somáticas (CCS), caseína, relação entre caseína e proteína total (PCAS) e crioscopia. As médias dos resultados das três coletas revelaram a existência de valores que não atenderam à Instrução Normativa n. 62, de 29 de dezembro de 2011, do Ministério da Agricultura. Os leites de três propriedades (20%) não apresentam quantidades mínimas de 3,0% de gordura. Em outras duas propriedades (13,3%), os leites não apresentaram 8,4g/100g de ESD, inclusive em uma dessas propriedades o índice crioscópico do leite estava alterado (-506°H). Apenas em uma propriedade o leite não apresentou os níveis mínimos de proteína de 2,9%. O leite de um conjunto de três propriedades (20%) apresentou contagens médias de células somáticas superiores a 400 mil/mL. Os resultados obtidos confirmaram a existência de alterações na qualidade dos leites obtidos em diferentes propriedades de agricultura familiar no município de Cacoal. Estratégias para orientação dos produtores em programas assistenciais deverão ser implementadas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlmeidaF. M.; BeloM. A. A. Qualidade de leite bovino produzido em propriedades de agricultura familiar, localizadas no município de Cacoal, estado de Rondônia, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 98-98, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE