Teteira como fonte de contaminação de microrganismos mesófilos, coliformes totais e coliformes termotolerantes em sistema de ordenha mecanizado balde ao pé, na região sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. Andretta
C. P. Meirelles
G. F. Santos
R. H. Silva
H. L. Gonzalez
N. A. Cereser
C. D. Timm

Resumo

As teteiras das ordenhadeiras podem ser uma das fontes de contaminação do leite. O presente trabalho foi delineado para investigar a participação das teteiras como fontes de contaminação do leite por microrganismos mesófilos, coliformes totais e coliformes termotolerantes. Foram examinadas 44 amostras oriundas de quatro coletas consecutivas e semanais dos insufladores das teteiras, imediatamente antes de ser iniciada a ordenha em 11 propriedades com sistema de ordenha mecanizado balde ao pé localizadas na região sul do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A superfície dos insufladores foi delimitada em 12cm2 com uso de gabarito e coletada com zaragatoas estéreis que foram mantidas em água peptonada tamponada por no máximo uma hora até a realização das análises. As análises foram realizadas conforme metodologia estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Como na legislação vigente no Brasil não existe um padrão para as contagens realizadas, os resultados obtidos foram avaliados por intervalos de contagens que foram comparados aos observados em outras investigações e apresentando os percentuais das amostras com contagens de mesófilos superiores a 1,0x103 UFC/cm2. Oito amostras (18,2%) de propriedades distintas apresentaram contagens situadas entre 1,0x104 e 4,0x105 UFC/cm2; seis amostras (13,6%) entre 1,0x105 e 4,0x106 UFC/cm2, das quais três pertenciam à mesma propriedade (4,5x105 UFC/cm3, 2,3x105 UFC/cm2 e 9,6x105 UFC/cm3, respectivamente). As contagens mais altas ocorreram em três propriedades distintas (1,6x106 UFC/cm2, 2,2x106 UFC/cm2 e 3,3x102 UFC/cm2). Quanto aos coliformes totais, 29% das amostras apresentaram resultados entre 3 e 50 NMP/cm2. As maiores contagens ocorreram em uma mesma propriedade (ambos com 1.100 NMP/cm2); 60% das amostras apresentaram resultados <3 NMP/cm2. Para a estimativa de coliformes termotolerantes, 73,3% das amostras apresentaram resultados <3 NMP/cm2, e em 20,45% das análises as contagens ficaram entre 3 e 50 NMP/cm2. A conclusão obtida foi que, nas propriedades trabalhadas, há deficiências no processo de higienização dos equipamentos, representada pelas altas contagens de microrganismos mesófilos, coliformes totais e termotolerantes e que as teteiras são um importante ponto de contaminação do leite. Considerando a relação existente entre mesófilos, coliformes totais e coliformes termotolerantes, fica evidente a necessidade de as propriedades visitadas efetuarem uma urgente revisão das práticas de higiene adotadas, especialmente no que se refere ao uso correto de detergentes, sanitizantes e a qualidade da água que já é utilizada na ordenha. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AndrettaM.; MeirellesC. P.; SantosG. F.; SilvaR. H.; GonzalezH. L.; CereserN. A.; TimmC. D. Teteira como fonte de contaminação de microrganismos mesófilos, coliformes totais e coliformes termotolerantes em sistema de ordenha mecanizado balde ao pé, na região sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 94-95, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE