Estudo da viabilidade do processo de refrigeração do sêmen canino, utilizando-se diluidores à base de leite e glicina gema

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabel Candia Nunes da Cunha
Maria Denise Lopes

Resumo

Foram utilizados 27 ejaculados de um cão, adulto, SRD, de porte médio. O sêmen foi coletado por meio de massagem peniana e dividido em três amostras iguais: GRUPO I (G I)-refrigerado, sem a utilização de meio diluente; GRUPO 2 (G2): diluído com meio à base de leite desnatado; GRUPO 3 (G3)-diluído com meio à base de glicina-gema, sem glicerol. As amostras foram avaliadas logo após a coleta (MO) quanto à motilidade, ao vigor espermático e à integridade das membranas espermáticas e, logo após, incubadas à temperatura de soe. Em seguida, as amostras foram avaliadas nos momentos:24(M I), 48(M2) e 72(M3) horas de refrigeração, para motilidade e vigor; em M3 foi avaliada também a integridade das membranas espermáticas. A análise estatística dos dados obtidos mostrou equivalência entre o G2 e o G3, ambos superiores ao G I quanto aos parâmetros estudados. A técnica de refrigeração mostrou-se viável, e os diluentes utilizados foram eficazes na preservação das funções espermáticas, durante o processo de refrigeração, na espécie canina.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da CunhaI. C. N.; LopesM. D. Estudo da viabilidade do processo de refrigeração do sêmen canino, utilizando-se diluidores à base de leite e glicina gema. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 3, n. 1, p. 37-42, 1 jan. 2000.
Seção
PEQUENOS ANIMAIS