Diagnóstico de cinomose canina por RT-PCR em amostras de cães do estado de São Paulo enviadas para o diagnóstico laboratorial da raiva

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carla Isabel Macedo
Zélia Maria Pinheiro Peixoto
Juliana Galera Castilho
Rafael de Novaes Oliveira
Adriana Cândido Rodrigues
Samira Maria Achkar

Resumo

A cinomose canina (CD) é uma das doenças infecciosas mais importantes dos cães domésticos. No Brasil é ainda a principal causa de mortalidade de cães em algumas populações urbanas. Embora sequências de diferentes genes do vírus sejam utilizadas como alvo para detecção do vírus da cinomose canina (CDV), o gene N parece ser o melhor para a amplificação de todas as suas linhagens. Utilizando-se a técnica de RT-PCR direcionada ao gene N do CDV, foram analisadas 190 amostras de sistema nervoso central (SNC) de cães do estado de São Paulo com quadros sugestivos de encefalite e que foram encaminhadas ao Instituto Pasteur para o diagnóstico da raiva, durante o ano de 2014. A positividade foi superior a 50% indicando que a cinomose continua a ser uma importante causa de mortalidade canina.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MacedoC. I.; PeixotoZ. M. P.; CastilhoJ. G.; OliveiraR. de N.; RodriguesA. C.; AchkarS. M. Diagnóstico de cinomose canina por RT-PCR em amostras de cães do estado de São Paulo enviadas para o diagnóstico laboratorial da raiva. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 1, p. 18-21, 3 jun. 2016.
Seção
CLÍNICA E CIRURGIA DE PEQUENOS ANIMAIS