Ações da defesa animal do IDARON em foco de raiva dos herbívoros no município de Espigão do Oeste, Rondônia – Relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. J. Fuck
S. G. Silva
D. O. Daher
F. R. P. Bruhn
E. Lopes
C. Hirsch
C. M. B. M. Rocha

Resumo

A raiva é uma zoonose de alta relevância na saúde pública, que acarreta enormes perdas econômicas pela alta letalidade. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de um foco de raiva dos herbívoros ocorrido no município de Espigão do Oeste, Rondônia. Os levantamentos foram feitos com base nas informações encontradas nos arquivos do escritório da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) no município de Espigão do Oeste e nos registros do sistema informatizado dessa agência (Sisidaron). Após notificação do produtor quanto à ocorrência da mortalidade de bovinos sob a suspeita de raiva dos herbívoros, procedeu-se ao deslocamento até a propriedade para investigação epidemiológica e clínica do foco. A suspeita foi confirmada por Imunofluorescência Direta (IFD). Traçou-se um raio de 4 km a partir da propriedade foco e outro de 12 km para identificação dos limites do perifoco, tendo cada região um padrão de ação específico. Em todas as propriedades na área de até 4 km de raio foram feitas notificações para vacinação assistida e seus respectivos acompanhamentos de reforços vacinais em 30 dias. As propriedades situadas no raio entre 4 e 12 km foram notificadas para vacinação e reforço, porém sem acompanhamento. Para o controle de transmissores, particularmente para morcegos hematófagos (Desmodus rotundus), as ações foram desencadeadas a partir da constatação de mordedura dos animais durante as notificações das propriedades ou por denúncia desse fato pelos produtores ao Idaron, identificação de abrigos e captura no foco. Foram realizadas atividades de educação sanitária, dentre as quais quatro entrevistas sobre o assunto em duas emissoras de rádio local. Por fim, tomadas as ações descritas, o foco foi extinto atendendo às expectativas legais, protegendo a saúde pública e animal, e evitando-se maiores perdas econômicas, portanto foram atendidos os reais objetivos da defesa sanitária animal. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FuckJ. J.; SilvaS. G.; DaherD. O.; BruhnF. R. P.; LopesE.; HirschC.; RochaC. M. B. M. Ações da defesa animal do IDARON em foco de raiva dos herbívoros no município de Espigão do Oeste, Rondônia – Relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 3, p. 36-36, 11.
Seção
RESUMOS ENDESA