Diagnóstico de mastite subclínica com os testes: California Mastits Test (CMT) e contagem de células somáticas em vacas leiteiras na região sul do estado do Piauí, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francisca Wanderlleya Praça Martins
Deygnon Cavalcanti Clementino
Hallana dos Santos Moura
Isnard Sousa Martins
Pablo Cristovão de Alencar Fernandes
Siluana Benvindo Ferreira

Resumo

O presente trabalho pesquisou vacas com mastite subclínica com emprego do California mastits test e Teste de Contagem de Células Somáticas em propriedades rurais do município de Bom Jesus-PI, e apontou falhas no manejo sanitário, com possíveis riscos à saúde pública na transmissão da mastite. Foram visitadas sete propriedades rurais na região de Bom Jesus, nos meses de agosto e setembro de 2013 nas quais 81 vacas leiteiras entre 30 e 270 dias de lactação foram examinadas. No momento da visita aplicou-se um questionário com o intuito de averiguar o conhecimento dos produtores rurais do município acerca da mastite, manejo, medidas de controle e profilaxia da doença. Para determinação de mastite subclínica através do CMT foram examinadas 324 quartos mamários, considerando (+) leve, (++) moderado e (+++) grave e para Contagem de Célula Somática foram examinadas 16 amostras com o kit somaticel® que padroniza um valor igual ou maior que 283 mil células/mL de leite para amostras positivas, todas as coletas foram retiradas individualmente do latão com uma pipeta estéril no momento da ordenha. A contagem de células somáticas teve uma variação entre 285 a 1970 mil células/ mL de leite. Dos 81 animais examinados, foi identificado mastite subclinica em (16/81) 19,76% do rebanho. O alto índice de mastite subclínica na região de Bom Jesus justifica a Instrução Normativa 51 onde fixa as propriedades rurais com requisitos de qualidade e higiene sanitária mínima quanto à caracteristicas físico-química e resíduos no leite. Os proprietários desconheciam as causas da doença, não existiam Médicos Veterinários prestando assistência técnica aos produtores, todas as ordenhas eram manuais, sem higienização e realizadas uma vez ao dia. Alterando a qualidade, composição do leite e afetando á saúde do rebanho. Todas as fazendas avaliadas comercializam leite in natura na cidade de Bom Jesus, colocando em risco a saúde da população por se tratar de uma doença com um agente que produz uma exotoxina termorresistente e causa toxinfecção alimentar em humanos. Portanto a falta de medidas higiênicas do ordenhador no processo de obtenção do leite nas propriedades compromete as características microbiológicas do leite e torna um veiculador de agentes infecciosos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MartinsF. W. P.; ClementinoD. C.; MouraH. dos S.; MartinsI. S.; FernandesP. C. de A.; FerreiraS. B. Diagnóstico de mastite subclínica com os testes: California Mastits Test (CMT) e contagem de células somáticas em vacas leiteiras na região sul do estado do Piauí, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 95-95, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET