Efeito da inibição da enzima conversora de angiotensina sobre a taxa de prenhez de ovelhas submetidas à inseminação artificial em tempo fixo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Andréia da Silva Costa
Antônio de Sousa Júnior
Luiz Harliton Cavalcante Monteiro Mota
Glayde Maria Carvalho Veras
Felipe Pereira da Silva Barçante
Amilton Paulo Raposo Costa

Resumo

No intuito de melhorar os índices reprodutivos em espécies de interesse econômico, um inibidor da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA) foi utilizado durante 11 dias em protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), aumentando as taxas de prenhez, parição e gemelaridade (FERNANDES NETO et al., 2012); entretanto, sua aplicação diária (D0 a D11) causa grande dificuldade no manejo em condições de fazenda. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso do inibidor da ECA (Enalapril) por via subcutânea, em tratamento de curta duração, sobre a taxa de prenhez de ovelhas submetidas a protocolo de IATF. Foram utilizadas 35 ovelhas, divididas aleatoriamente em dois grupos experimentais: Controle (n=18), Enalapril (n=17). Todos os animais foram submetidos ao protocolo de sincronização do estro e ovulação, com 60 mg de acetato de medroxiprogesterona em esponjas vaginais durante 10 dias. No 10º dia foi aplicado, via im, 300 UI de eCG e 125 μg de cloprostenol, sc. Nos dias 10, 11 e 12, o grupo enalapril recebeu 0,5 mg/kg/dia de maleato de enalapril e o controle salina sc. A inseminação artificial foi realizada 48 horas após a retirada das esponjas, com sêmen fresco oriundo de reprodutores previamente testados quanto à capacidade fecundante. O diagnóstico de gestação foi o ultrassonográfico (30 dias após IA, com confirmação aos 60 dias), utilizando aparelho ALOKA SSD 500 com transdutor convexo de 5 MHz (ALOKA CoTrd, Tokio, Japão). Posteriormente, foi realizado teste do Qui-quadrado a 5% de significância para realização da análise estatística. O grupo controle apresentou 38,88% de prenhez e o grupo enalapril apresentou 52,94%. Os resultados não foram estatisticamente significativos (Qui-quadrado X = 0,68; graus de liberdade = 1; p= 0,05). Assim, fazem-se necessários mais estudos na busca por um período de tratamento mais viável e prático em condições de fazenda. O uso do inibidor da ECA nos três últimos dias do protocolo de IATF não foi suficiente para o aumento da taxa de prenhez em ovelhas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CostaA. da S.; de Sousa JúniorA.; MotaL. H. C. M.; VerasG. M. C.; BarçanteF. P. da S.; CostaA. P. R. Efeito da inibição da enzima conversora de angiotensina sobre a taxa de prenhez de ovelhas submetidas à inseminação artificial em tempo fixo. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 59-59, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET