Contagem padrão em placa de micro-organismos psicrófilos, mesófilos, bolores e leveduras em mariscos produzidos e comercializados no estado da Bahia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Herma Margareth Mello
Ariane Pereira de Sousa
Paulo Henrique Lima Fernandes
Alba Beatriz Corrêa Rocha
Maurício Costa Alves da Silva
Nilma Pereira Costa

Resumo

Mariscos são animais invertebrados habitantes de águas estuarinas e áreas de mangue. São utilizados na alimentação humana por possuírem alto valor nutritivo e na geração de renda para as populações das regiões costeiras. A ocorrência de doenças alimentares veiculadas pelos mariscos é proveniente de diversos fatores, tais como sua composição química e nutricional, seu habitat natural rico em matéria orgânica e sua extrema manipulação, quase sempre inadequada, no momento do beneficiamento e comercialização. Desta forma, o presente trabalho avaliou a qualidade microbiológica de mariscos produzidos e comercializados no Estado da Bahia. Foram examinadas 60 amostras de três diferentes mariscos catados, dos quais 20 amostras de chumbinho (Anomalocardia brasiliana), 20 de sururu(Mytella spp.) e 20 de siri (Família Portunidae), coletadas em cinco diferentes pontos de comércio na cidade de Salvador: Feira de São Joaquim, Mercado do Peixe, Feira das Sete Portas, Ceasa do Rio Vermelho e Feira de Itapuã.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MelloH. M.; SousaA. P. de; FernandesP. H. L.; RochaA. B. C.; SilvaM. C. A. da; CostaN. P. Contagem padrão em placa de micro-organismos psicrófilos, mesófilos, bolores e leveduras em mariscos produzidos e comercializados no estado da Bahia. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 2, p. 64-64, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET