Avaliação da atividade anti-helmíntica do óleo da andiroba e do extrato das folhas de andiroba (carapa guianensis) sobre o desenvolvimento de ovos de nematódeos gastrintestinais de ovinos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eduardo Cavalcante das Neves
Sara Lucena de Amorim
Luciana dos Santos Medeiros

Resumo

Foi investigado in vitro a ação do óleo e do extrato de folhas da Carapa guianensis (Andiroba) na eclosão de ovos de nematódeos gastrintestinais de ovinos. Foram testadas quatro diluições do óleo e do extrato das folhas de andiroba (25, 50, 75, 100%). Os ovos de helmintos foram obtidos em amostras fecais de ovinos adultos oriundos de fazendas de criação comercial no Estado da Acre. O critério de inclusão das amostras no estudo foi delimitado pelo status parasitológico das amostras, necessariamente com contagem média de 5000 ovos por grama de fezes (OPG). Após a coleta, as amostras de fezes foram armazenadas em isopor e depois refrigeradas à 4ºC por até 48 horas. As fezes foram cultivadas de acordo com o método de coprocultura modificado, aplicando-se o extrato das folhas ou óleo de andiroba nas diferentes concentrações. Cada concentração tanto do óleo quanto do extrato foi considerada como um tratamento, foram realizadas três repetições por tratamento, por controle negativo (água destilada) e por controle positivo (Levamisol). A atividade do óleo e do extrato das folhas de andiroba sobre os ovos foi avaliada pela técnica de Vizard & Wallace, que analisa a taxa de eclodibilidade dos ovos. Os resultados revelaram redução efetiva no tratamento com 25% do óleo (81%), e altamente efetiva no número de larvas totais nos tratamentos de 50%, 75% e 100% do óleo (99,08%, 99,83%, 99,98% respectivamente. A inibição da eclodibilidade também foi alta nos tratamentos do extrato das folhas com concentrações de 25, 50, 75 e 100% (99,82%, 100%, 100% e 100% respectivamente). Os resultados obtidos no experimento indicaram que o óleo de Carapa guianensis e o extrato das folhas apresentam atividade anti-helmíntica eficaz quando comparados a um tratamento comercial amplamente utilizado contra larvas de nematódeos gastrintestinais de ovinos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
das NevesE. C.; de AmorimS. L.; MedeirosL. dos S. Avaliação da atividade anti-helmíntica do óleo da andiroba e do extrato das folhas de andiroba (carapa guianensis) sobre o desenvolvimento de ovos de nematódeos gastrintestinais de ovinos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 67-67, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET