Saúde e produção de ruminantes e equídeos P-191 Diagnóstico de patógenos envolvidos na mastite subclínica em vacas utilizando as técnicas convencional e molecular

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elaine Cristina Farias
Fábio Santos Carvalho
Haniel Cedraz de Oliveira
Lucimar Souza Amorim
Sonia Carmen Lopo Costa
Amauri Arias Wenceslau

Resumo

A mastite é a doença infecciosa mais comum que afeta vacas leiteiras, sendo a sua forma a subclínica mais prevalente (70%). Testes como California Mastitis Test (CMT) são recomendados para detectar animais positivos, pois essa forma da doença apresenta-se assintomática no animal. Objetivou-se com este estudo realizar um levantamento de casos de mastite subclínica no município de Ibicaraí-Ba. Foi realizada a identificação de vacas positivas ao teste CMT com posterior caracterização dos patógenos pela técnica da PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), utilizando-se primers específicos. Foram analisadas 112 vacas em lactação pelo teste CMT.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FariasE. C.; CarvalhoF. S.; OliveiraH. C. de; AmorimL. S.; CostaS. C. L.; WenceslauA. A. Saúde e produção de ruminantes e equídeos P-191 Diagnóstico de patógenos envolvidos na mastite subclínica em vacas utilizando as técnicas convencional e molecular. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 80-80, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET