Celulite aviária como potencial causa de condenação de carcaças em frigorífico com inspeção federal no Rio Grande do Sul

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tácito Emanuel Ferreira Damasceno
Adriano da Silva Guahyba
Rogério Manoel Lemes de Campos

Resumo

A celulite aviária é um processo patológico de etiologia multifatorial
caracterizado pela inflamação purulenta aguda e difusa do tecido subcutâneo,
dissecando planos teciduais e envolvendo camadas musculares. Ocorre pela
contaminação bacteriana de áreas arranhadas e a inadequação do ambiente. A
umidade excessiva da cama pode causar a evolução de arranhões para celulite.
O presente trabalho estudou a incidência de lesões post-mortem características
de celulite que resultaram em condenação de carcaças de frangos abatidos no
período de julho e agosto de 2011 em frigorífico inspecionado pelo Serviço
de Inspeção Federal (SIF) no estado do Rio Grande do Sul. A inspeção postmortem efetuada durante o abate nas linhas de inspeção A (exame interno), B (exame de vísceras), C (exame externo) e no Departamento de Inspeção Final (DIF), através de exame visual macroscópico de carcaças e vísceras, palpação e cortes foi acompanhada. Em carcaças com lesões características de celulite, as áreas lesionadas delimitadamente foram parcialmente condenadas e as carcaças que apresentavam caráter sistêmico da lesão, foram totalmente condenadas. Ambos os casos foram registrados em mapas de registro das destinações das aves que passaram pela inspeção final. No período analisado, as condenações por celulite resultaram em um total de 72.932 casos, incluindo 942 carcaças totalmente condenadas e 71.990 com condenações parciais. A lesão apresentou elevada incidência, representando 15,98% das condenações. A Escherichia coli é o agente etiológico principal da celulite em frangos, estando presente em 76,6% das aves acometidas pela doença. Uma boa cobertura de penas é essencial para a qualidade de carcaça em aves, e a adição de complexos minerais, contendo zinco e vitamina E reduzem os problemas de pele a campo. A desinfecção e o vazio sanitário são recomendados para a redução da incidência da lesão.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Emanuel Ferreira DamascenoT.; da Silva GuahybaA.; Manoel Lemes de CamposR. Celulite aviária como potencial causa de condenação de carcaças em frigorífico com inspeção federal no Rio Grande do Sul. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 64- 64, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET