Saúde e produção de ruminantes e equídeos P-205 efeitos do sexo, tipo de parto e idade sobre índices corporais a desmama e aos 240 dias de idade em ovinos Santa Inês

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Priscila Maia Pinheiro
Adriana de Farias Jucá
Juliana Cantos Faveri
Geraldo Magalhães Melo Filho
Hymerson Costa Azevedo
Luís Fernando Batista Pinto

Resumo

Foram investigados os efeitos do sexo, tipo de parto e idade sobre os índices corporais a desmama e aos 240 dias de idade em ovinos Santa Inês. Foram utilizados cordeiros Santa Inês do Campo Experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros/SE. As medidas morfométricas foram mensuradas nos cordeiros a desmama e aos 240 dias de idade. Os índices corporais foram obtidos em função dessas medidas morfométricas. O Índice Corporal (IC) foi a razão entre o comprimento do corpo e o perímetro torácico; o Índice Corporal Relativo (ICR) foi a razão entre o comprimento corporal e a altura na cernelha; o Índice da Relação Cernelha e Garupa (IRCG) foi a razão entre as alturas na cernelha e na garupa; e o Índice da Relação Perímetro Torácico e Cernelha (IRPC) foi a razão entre o perímetro torácico e a altura na cernelha. Houve efeito do sexo e do tipo de parto sobre o IRCG aos 240 dias; e efeito linear da idade sobre o ICR a desmama.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PinheiroP. M.; JucáA. de F.; FaveriJ. C.; Melo FilhoG. M.; AzevedoH. C.; PintoL. F. B. Saúde e produção de ruminantes e equídeos P-205 efeitos do sexo, tipo de parto e idade sobre índices corporais a desmama e aos 240 dias de idade em ovinos Santa Inês. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 85-85, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET