Caracterização de Leishmania chagasi por cultura axênica em bairros do município de Várzea Grande, área endêmica de Mato Grosso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juliana Yuki Rodrigues
Álvaro Felipe de Lima Ruy Dias
Arleana do Bom Parto Ferreira de Almeida
Mahyumi Fujimori

Resumo

O presente trabalho caracterizou a espécie de Leishmania circulante nos bairros São Mateus e Parque Sabiá, localizados em área endêmica de Várzea Grande, município da Baixada Cuiabana. Foram examinados 33 cães do bairro São Mateus e 18 cães do Parque Sabiá, totalizando 51 animais de ambos os sexos e idade igual ou superior a seis meses no período de agosto de 2012 a maio de 2013, foram coletadas amostras de pele, lesão cutânea, medula óssea e sangue para isolamento parasitário em meio de cultura. As amostras foram semeadas no meio bifásico NNN (Novy, MacNeal, Nicole) contendo como fase líquida o meio Schneider acrescido de 10% de soro fetal bovino. As culturas foram conservadas em estufa biológica a 26-28ºC e examinadas semanalmente durante 30 dias por exames a fresco buscando-se evidenciar formas flageladas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RodriguesJ. Y.; Dias Álvaro F. de L. R.; AlmeidaA. do B. P. F. de; FujimoriM. Caracterização de Leishmania chagasi por cultura axênica em bairros do município de Várzea Grande, área endêmica de Mato Grosso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 95-95, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET