Análise parasitológica de jabutipirangas (chelonoidis carbonariaspix, 1824) criados ex situ no município de bom JESUS-PI

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Adriell Ribeiro Cavalcante
Fabrício Fernandes Guimarães
Isabelle Janayra Sales da Silva
Sáfira Ramos de Carvalho
Luciana Pereira Machado
Karina Rodrigues dos Santos

Resumo

Foram analisadas amostras de fezes de quelônios da espécie Chelonoidis carbonaria, a fim de realizar um levantamento de forma qualitativa da fauna parasitológica dos animais criados ex situ no município de Bom Jesus-PI. A análise parasitológica foi realizada no Laboratório de Parasitologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas. As fezes foram coletadas de seis exemplares de jabutipiranga, e encaminhadas para três métodos: Técnica de Willis (técnica utilizada para a pesquisa de ovos de nematódeos), técnica de Hoffman (técnica de sedimentação utilizada para a pesquisa de ovos de trematódeos e nematódeos) e técnica de Faust ou de centrífugo-flutuação (para a pesquisa de cistos de Giardia spp.). Das seis amostras coletadas, 83,3% apresentaram ovos de parasitas gastrointestinais. Pela técnica de Willis, foram encontrados ovos de Ancilotomídeos em 66,7% dos animais e Eimeria spp., em 33,3%. Pelo método de Sedimentação, detectou-se a presença de ovos de Trematódeos, Ascarídeos, Rhabdias spp. e Physaloptera spp., nas proporções de 50%, 50%, 16,7% e 16,7%, respectivamente. Com o método de Faust, foi detectada a presença de cistos de Giardia spp. em 33,3% dos animais. Para a identificação dos ovos larvados de Rhabdias spp., houve a necessidade de realização da coprocultura para análise das larvas. Conclui-se que os jabutipirangas são comumente parasitados por diferentes espécies de helmintos e protozoários, devido à transmissão de um animal a outro em cativeiro ser facilitada pelo espaço reduzido e o contato direto entre animais. Observou-se também que os métodos utilizados permitiram a detecção de ovos leves e pesados, bem como a detecção de protozoários.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CavalcanteC. A. R.; GuimarãesF. F.; da SilvaI. J. S.; de CarvalhoS. R.; MachadoL. P.; dos SantosK. R. Análise parasitológica de jabutipirangas (chelonoidis carbonariaspix, 1824) criados ex situ no município de bom JESUS-PI. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 33-33, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET