Ph e eletrólitos de equinos em treinamento de concurso completo de equitação submetidos a teste em esteira de alta velocidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

G. F. Oliveira
B. G. Souza
J. M. Santiago
L. L.F. Silva
C. O. Sirotsky
A. C.T. Miranda
F. Q. Almeida

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar o pH e as concentrações sanguíneas de potássio, sódio, cálcio ionizado e cloreto em equinos de Concurso Completo de Equitação (cce) submetidos a treinamento, utilizando-se teste em esteira de alta velocidade. O experimento foi conduzido na Escola de Equitação do Exército, no Rio de Janeiro. Foram utilizados 16 equinos mestiços, cinco a 17 anos de idade, machos castrados e fêmeas, com peso entre 420 e 541 kg. O delineamento foi inteiramente casualizado em parcelas subsubdividas, constituídas por quatro grupos experimentais, cada grupo com quatro equinos, utilizando como fontes de variação a idade e o histórico anterior de treinamento em cce: o Grupo I, com equinos entre cinco a sete anos sem experiência em cce; o Grupo II, com equinos entre 12 e 17 anos sem experiência em cce; o Grupo III, com equinos entre cinco e oito anos que treinaram cce anteriormente; e o Grupo IV, com equinos entre oito a dez anos competidores de cce. As subparcelas foram constituídas pelos testes de exercício progressivo em esteira na fase inicial (teste i) e na fase final (teste ii) do treinamento e as subsubparcelas, pelos tempos de avaliação e coletas em cada teste. Durante os testes, a esteira esteve inclinada em quatro graus. Foi realizado aquecimento de três minutos a passo (1,7 m/s) e cinco minutos ao trote (4,0 m/s), seguido de cinco minutos de galope progressivo, aumentando-se a velocidade em 1 m/s a cada minuto, utilizando-se 6, 7, 8, 9 e 10 m/s, seguido de 15 minutos de recuperação a passo (1,7 m/s). Para a análise hemogasométrica, foi coletada uma amostra sanguínea basal antes do teste através da punção da veia jugular, sendo imediatamente analisada utilizando-se hemogasômetro portátil I-Stat (Roche®) e cartuchos eg7+ (Roche®) com correção da temperatura corporal após aferição por via retal simultânea à coleta sanguínea. Durante os quinze segundos finais do último galope, foi coletada a segunda amostra para hemogasometria, sendo imediatamente analisada corrigindo a temperatura corporal para o valor médio de 40°C. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias, comparadas pelo teste de Scott Knott a 5%, utilizando o saeg. Não houve diferença significativa (p>0,05) entre os grupos nos valores de pH, concentrações sanguíneas dos íons potássio, sódio, cálcio ionizado e cloreto. Houve redução do pH sanguíneo imediatamente após o último galope, e menores valores foram observados após o segundo teste. Houve redução nas concentrações sanguíneas dos íons cálcio, sódio e potássio imediatamente após o último galope, sem diferenças antes e após o treinamento. Houve redução na concentração sanguínea dos íons cloreto com o treinamento, sem alterações antes e após os testes. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraG. F.; SouzaB. G.; SantiagoJ. M.; SilvaL. L.; SirotskyC. O.; MirandaA. C.; AlmeidaF. Q. Ph e eletrólitos de equinos em treinamento de concurso completo de equitação submetidos a teste em esteira de alta velocidade. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 1, p. 74-75, 11.
Seção
RESUMOS CABALLIAN