Avaliação de parâmetros físico-químicos e adequação à rotulagem do creme de leite comercializado no município de Porto Alegre/RS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mauro Jesus Bronzatto
Juliana Querino Goulart
Gustavo Strelczuk
Luisa Wolker Fava
Andrea Troller Pinto

Resumo

Creme de leite é um produto lácteo rico em gordura obtido do leite por desnate natural ou mecânico e que se apresenta na forma de uma emulsão de gordura em água. Todas as informações referentes ao produto devem constar no rótulo, inclusive a porcentagem de gordura, o que torna importante sua adequação aos padrões exigidos por lei. O objetivo deste estudo foi avaliar parâmetros de qualidade, incluindo conteúdo de gordura, pH e acidez titulável do creme de leite comercializado no município de Porto Alegre-RS, e sua adequação à rotulagem. Foram adquiridas 14 amostras de creme de leite comercializadas em supermercados no município de Porto Alegre-RS. Destas amostras, sete eram pasteurizadas, seis UHT e uma esterilizada (em lata). Estas amostras possuíam diferentes porcentagens de gordura conforme indicação da embalagem. As análises físico-químicas, realizadas em duplicata, incluíram determinação do teor de gordura por método butirométrico, pH e acidez titulável. Todas as amostras se encontravam dentro do prazo de validade e foram armazenadas conforme a especificação do fabricante. Os rótulos foram avaliados quanto à especificação do tipo de tratamento térmico, indicação e conformidade do percentual de gordura e indicação da homogeneização, conforme descrito no regulamento técnico de identidade e qualidade. As amostras foram numeradas de 1 a 14. Ao se comparar os valores da porcentagem de gordura obtidos, observou-se que estes encontravam-se, em média, 8,5% abaixo dos especificados nos rótulos. A acidez dos cremes de leite apresentaram valores médios de 13°D. Apenas a amostra 5 apresentou valores de acidez superiores a 20ºD. Os valores de pH foram, em média, 6,6. No que se refere à avaliação dos rótulos, apenas uma das amostras (amostra 6) se apresentou de acordo com as especificações legais. As demais amostras apresentaram valores diferentes do percentual de gordura obtido em relação ao indicado. Apenas a amostra 5 não apresentou a indicação deste valor. Quanto à homogeneização, todas as amostras possuíam essa informação indicada no rótulo. Foram detectadas irregularidades referentes ao percentual de gordura, já que esse se encontra abaixo do que especifica a embalagem em doze das catorze amostras. Além disso, uma das amostras não apresentava a indicação deste valor na embalagem. Pode-se afirmar, então, que os produtos avaliados não atendiam aos requisitos e especificações legais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BronzattoM. J.; GoulartJ. Q.; StrelczukG.; FavaL. W.; PintoA. T. Avaliação de parâmetros físico-químicos e adequação à rotulagem do creme de leite comercializado no município de Porto Alegre/RS. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 56-56, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET