Avaliação das condições higiênico-sanitárias do comércio informal de espetinhos de carne bovina no município de Itabuna-BA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Aline Leite Dias
Fernanda Tavares Bandeira de Mello
Pedro Alexandre Gomes Leite

Resumo

Devido ao crescimento do comércio informal de alimentos nas ruas das cidades, há uma grande preocupação com riscos de contaminação alimentar, uma vez que este comércio é realizado sem controle específico e, algumas vezes, sem o conhecimento necessário, por parte dos vendedores, sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), manipulação higiênica e armazenamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias do comércio ambulante de espetinhos de carne bovina no município de Itabuna- BA. Foi realizado um mapeamento dos principais pontos de venda de espetinhos de carne bovina no município, em seguida, escolhidos aleatoriamente, por meio de sorteio, 10 vendedores ambulantes e aplicado um questionário (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética, Número: 13503613.6.0000.5526), com o objetivo de colher informações sobre o conhecimento específico de BPF. Houve ainda, inspeção visual das estruturas utilizadas e da própria higiene pessoal do manipulador, contribuindo para a verificação das condições higiênico-sanitárias deste comércio. Para a realização dos treinamentos sobre BPF aos ambulantes, foi disponibilizado, pela Vigilância Sanitária do município de Itabuna, o espaço físico com toda a estrutura necessária. Esta pesquisa proporcionou uma visão da atual situação do comércio ambulante de alimentos, principalmente de espetinhos de carne bovina, quanto à segurança alimentar no município. Dentre os problemas encontrados estão: i) locais sem estrutura ii) inadequada higiene pessoal; iii) baixa frequência de lavagem das mãos; iv) inapropriadas práticas de manipulação e; v) carências de curso de qualificação ou divulgação/incentivo para a participação dos ambulantes em cursos preparatórios. Entretanto, percebese que tem havido atenção especial por parte da Vigilância Sanitária deste município quanto ao comércio ambulante. Os resultados encontrados neste trabalho indicam que, devido ao grande comércio informal de espetinhos, algumas medidas devem ser tomadas, entre elas a oferta periódica de cursos de capacitação aos vendedores, com objetivo de instruir os manipuladores sobre as condutas corretas de higiene pessoal e higiene alimentar, ressaltando- se a importância da utilização dos recursos disponíveis, como por exemplo, lavar as mãos com água e sabão, usar o papel toalha e tampar a lixeira. A maioria dos ambulantes possui meios para tornar seu alimento seguro, contudo, não tem o hábito de fazê-lo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DiasA. L.; MelloF. T. B. de; LeiteP. A. G. Avaliação das condições higiênico-sanitárias do comércio informal de espetinhos de carne bovina no município de Itabuna-BA. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 56-56, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET