Indissociabilidade da presença de corpúsculos de Negri e da inflamação parenquimatosa em amostras de sistema nervoso central de herbívoros acometidos pela raiva

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

S. M. Achkar
E. R. Fernandes
F. Guedes
E. Mori
C. Del Fava
M. I. Duarte

Resumo

A raiva é uma meningoencefalomielite que acomete diferentes espécies. Estudos da literatura mencionam que possa haver uma dissociação entre a presença de infecção viral e inflamação. Objetivo: caracterizar as alterações histopatológicas no sistema nervoso central (SNC) de equinos e bovinos infectados pela raiva e comparar a presença de corpúsculos de Negri pela coloração de hematoxilina‐eosina (HE) e por técnica de imunohistoquímica, correlacionando a presença do antígeno viral e a inflamação. Métodos: 05 amostras de SNC de bovinos e 05 de equinos foram analisadas pela coloração de HE. O antígeno da raiva foi pesquisado pela técnica de imunohistoquímica (IHQ), utilizando‐se anticorpo policlonal antivírus da raiva e método Estreptavidina‐biotina peroxidase. Diferentes regiões do SNC foram avaliadas: córtex, hipocampo, cerebelo e tronco encefálico. A caracterização histopatológica e imunohistoquímica foram realizadas semiquantitativamente de acordo com a intensidade de achados observados. Resultados: as alterações histopatológicas encontradas nas amostras de SNC dos herbívoros estudados, independentemente das espécies, foram: meningite, congestão vascular, necrose neuronal, edema perivascular, perivasculite e vasculite, cromatólise e nódulos microgliais, sendo em grau discreto a moderado na maioria dos casos. Corpúsculos de Negri nas diferentes regiões cerebrais foram evidenciados em 90% das amostras, sendo o cerebelo a região mais acometida. A avaliação do antígeno viral por imunohistoquímica apresentou positividade em praticamente todas as amostras, com exceção de uma amostra de equino. O cerebelo também foi a região que apresentou maior positividade para o antígeno viral por imunohistoquímica. Discussão e conclusões: O processo inflamatório deu-se concomitantemente com a presença de corpúsculos de Negri e de material antigênico nas diferentes regiões do SNC de ambas as espécies, havendo correlação positiva entre inflamação e imunopositividade para o antígeno viral.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AchkarS. M.; FernandesE. R.; GuedesF.; MoriE.; Del FavaC.; DuarteM. I. Indissociabilidade da presença de corpúsculos de Negri e da inflamação parenquimatosa em amostras de sistema nervoso central de herbívoros acometidos pela raiva. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 41-41, 11.
Seção
RESUMOS RITA